terça-feira, 20 de julho de 2010

Fale com o MEC

Olá.

Passei por duas instituições de ensino superior particulares cursando psicologia (me transferi de uma para a outra), e gostaria de saber se materiais didáticos como laboratório de anatomia e laboratório de psicologia comportamental (vulgo laboratório de ratinhos) é algo que deve existir em todas as instituições que oferecem esse curso. Minha dúvida se pauta na inexistência de aulas práticas, da falta de vivência de laboratório no tempo em que estive na primeira instituição, situada no interior da Bahia.
Depois de muito pensar sobre a (falta de) qualidade do ensino, imagino se é de fato interessante para o Brasil (e para o MEC) manter instituições deste nível, onde há falta não só de professores competentes (não generalizo), mas também de alunos com ensino de base (fundamental e médio) que permita um aproveitamento satisfatório. A instituição, quando da visita do MEC, montou pseudo-laboratórios e afins, só de fachada, para que tivesse aprovação para o funcionamento (e lucro). Entretanto eu, por prezar a qualidade do ensino, venho questionar a validade da inserção de profissionais totalmente despreparados no mercado de trabalho. O que mais me assusta é que acaba de se formar uma primeira turma de novos profissionais em psicologia, que teoricamente estão qualificados a exercer a função, mas na prática (devo exagerar um pouco aqui) são analfabetos funcionais.

Desculpem-me se pareço ofensiva, mas me sinto no dever -enquanto cidadã- de questionar essa pseudo-educação ofertada à nação.

Segue o link de um video que demonstra bem, e sarcarsticamente, o que digo.

http://www.youtube.com/watch?v=ql-9y5pAp-M

Espero alguma resposta de vocês, donos do lápis.

Rayza Couto Lélis

Um comentário:

  1. falta de vergonha na cara é ir falar mal dos outros pro pai sem ter certeza das coisas da vida...!

    porque eu sempre faço isso?

    #seligabocão

    ResponderExcluir

olha